COMO TER UMA EQUIPE PROFUNDAMENTE COMPROMETIDA COM O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA

COMO TER UMA EQUIPE PROFUNDAMENTE COMPROMETIDA COM O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA

Adicionar aos favoritos
01 setembro, 2019 Por Regina Valverde

TODO GRANDE EMPRESÁRIO EMPREENDEDOR ALMEJA TER O SEU NEGÓCIO ANDANDO COM AS PRÓPRIAS PERNAS – SEM A SUA ATUAÇÃO – FICANDO COM TEMPO LIVRE SOMENTE PARA SE FOCAR NAS ESTRATÉGIAS CONFORME AS NECESSIDADES DIANTE DA EVOLUÇÃO DO MERCADO.

Toda empresa que começa pequena passa por 3 fases de expansão:

1ª FASE: O dono pensa, idealiza, planeja e executa tudo sozinho.

2ª FASE: O dono ganhou algum dinheiro e começa a contratar funcionários para executar as tarefas operacionais. Isso o deixa com mais tempo para continuar buscando meios de crescimento (aumento das vendas, abertura de novos departamentos, implantação de produtos, etc.).

Essa é uma fase onde a empresa normalmente tem um grande crescimento, mas corre um sério risco de estagnar e até morrer depois de um certo período de existência.

QUAL É O RISCO? Ter colaboradores que são apenas executores que não estão engajados com a causa da empresa, que só trabalham em prol de prolabore.

E COMO O DONO SE VÊ NESTE CENÁRIO?  Este se vê num mato sem cachorro. Sobrecarregado de responsabilidades, com muitas contas a pagar e a cada dia tendo que demitir funcionários.

A CULPA É DOS COLABORADORES? Não. A culpa é do dono que não se preocupou em selecionar bem seus colaboradores. Que não se preocupou em treinar os seus bons colaboradores para serem líderes.

3ª FASE: Esta é a fase do SUCESSO porque o dono treinou sua equipe e transformou os principais colaboradores em líderes. A empresa continuará funcionando e produzindo sem a presença dele. Com isso ele poderá se focar só nas estratégias.

COMO CONTRATAR A PESSOA CERTA PARA SUA EQUIPE

1º) Ver qual é a especialização dela e o que ela adora fazer e faz acima da média.

2º) Saber quais são os sonhos dela e se a vaga que você dispõe pode ajudá-la na realização de seus sonhos.

3º) Saber se os propósitos de vida dela estão alinhados com os propósitos da sua empresa.

4º) Ver onde se encaixa essa pessoa dentro da sua empresa.

VOCÊ DEVERÁ DEIXAR CLARO QUE A PESSOA NÃO TRABALHA PARA SUA EMPRESA E SIM PARA A REALIZAÇÃO DOS SONHOS DELA – SUA EMPRESA É SIMPLESMENTE UM CANAL DE AJUDA MÚTUA – ONDE UMA MÃO LAVA A OUTRA EM PERFEITA SINTONIA E HARMONIA E AMBAS SÃO FELIZES – TODOS CRESCEM.

COMO FORMAR E MANTER UMA EQUIPE UNIDA E ENGAJADA

1º) Cabe a empresa fornece para sua equipe Ferramentas de trabalho, Conhecimento (pode ser através de cursos) e Autonomia para criarem e desenvolverem projetos que estejam em consonância com a filosofia da empresa e que visem o seu crescimento.

2º) É preciso criar interação entre os membros da equipe. Para isso, todos devem estar em sintonia com os propósitos da empresa.

3º) Cada membro da equipe deverá trabalhar com prazer em prol do crescimento da empresa porque ela ama o que faz e o resultado do seu trabalho a direciona para a realização de seus sonhos pessoais.

4º) Cada membro da equipe deverá ser treinado para ser um líder.

5º) Cada membro da equipe deverá compartilhar seus conhecimentos com os demais.

6º) A interação e o compartilhamento dos conhecimentos podem ser orquestrados por reuniões semanais ou quinzenais onde cada qual dos membros exporá os princípios básicos e fundamentais de sua área, revezando-se a cada reunião.

7º) Todos deverão ter METAS e PREMIAÇÃO que realize ou os aproxime de seus sonhos pessoais.

8º) Demitir rapidamente o colaborador que não estiver engajado ou alinhado com os propósitos da empresa.

COM UMA EQUIPE DE LÍDERES ENGAJADOS A EMPRESA CAMINHA CRESCENDO SEM A PRESENÇA DO DONO E ESTE FICA LIVRE PARA ACOMPANHAR O MERCADO E SE DEDICAR AS NOVAS ESTRATÉGIAS E ATÉ OUTROS NEGÓCIOS.

O MUNDO PRECISA DE (+) LÍDERES E (–) CHEFES.

Líderes: Estimulam. São amados e respeitados pela sua equipe.

Chefes: Cobram. São mais temidos do que respeitados pela sua equipe.

Fonte: Aula Pedro Superti

 

Escrito por

Regina Valverde

Formada em Ciências da Computação pelo Makenzie e Direto pela Universidade São Francisco. Diversos cursos de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal. Empresária desde 1987 e fundadora do Nosso Portal. Vivendo e Aprendendo.


Anuncie