Noções de SEO e Palavras-chave

Noções de SEO e Palavras-chave

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20 abril, 2017 Por Regina Valverde

SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site através de palavras-chave e um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um site melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, tais como Google, Bing, Yahoo, etc.

No trabalho de SEO é preciso ficar atento as práticas de “Black Hat” e “White Hat”. Vamos conhece-las.

Black Hat são técnicas de otimização ilegais utilizadas principalmente por “experts” apenas para angariar posicionamento, sem qualquer senso ético.  Mas também, um leigo, inocentemente, poderá cair nessa armadilha. Em regra, as “Black Hat” visam burlar o sistema camuflando o verdadeiro conteúdo do site ou objetivos e tentam enganar os robôs que fazem as varreduras das informações na Internet com o único intuito de ser bem ranqueado, enganando assim, também o usuário. São práticas muito combatidas e rapidamente descobertas, sendo as consequências severas punições, inclusive com a remoção definitiva da página no resultado de busca. Nunca as utilize.

White Hat são estratégias inteligentes para obter sucesso deixando seu site otimizado e sem correr riscos de penalidade. São técnicas de conteúdo. E o melhor, é que podem proporcionar resultados sem prazo de validade, diferentemente das táticas “Black Hat”, que são descobertas em questão de tempo — geralmente curto.

No entanto, o SEO nos moldes “White Hat” é trabalhoso. Requer um conjunto de ações que vão desde um bom site, observando todo o seu conteúdo (layout, título, textos otimizados, vídeos, imagens, acessibilidade, etc) até a formação de palavras-chave criteriosamente pesquisadas para alcançar o seu público alvo. Tudo isso é levado em consideração pelos buscadores para ranquear o seu site.

SEO “White Hat” PARA TRÁFEGO ORGÂNICO

Se você quer a sua empresa encabeçando as primeiras páginas dos principais buscadores da Internet (Google, Bing e Yahoo) por longo período e a custo zero ou bem reduzido, o tráfego orgânico é a melhor maneira de se conseguir visitantes para o seu site. Mas não esqueça que as técnicas de SEO nos moldes “White Hat” terão que ser observadas e aplicadas.

A GRANDE VANTAGEM: Além do poder de fortalecer a sua marca, atrair uma grande quantidade de possíveis clientes, manter-se presente na memória dos navegantes que poderão futuramente se tornarem clientes, você não pagará nada pelos cliques de curiosos ou concorrentes e ainda aparecerá 24h por dia. Não tem essa de acabar os créditos e o anúncio desaparecer. Bom demais, né!

Isso posto, vamos nos embrenhar nos tipos e na eficácia das palavras-chave em razão de sua finalidade.

PALAVRAS-CHAVE  (keyword)

Palavras-chave são aquelas utilizadas para divulgar seus produtos e serviços em todos os buscadores, com o intuito de atrair potenciais compradores, ou apenas fortalecer sua marca. Pelo outro lado é a forma como um consulente/usuário escreve a sua dúvida ou interesse nos buscadores com o intuito de obter respostas para solucionar seus problemas.

Ao definir uma palavra-chave que pode ser simples ou composta, você estará passando a mensagem para o Google, por exemplo, de que você tem um conteúdo sobre o assunto pesquisado.

Se você fizer a escolha da palavra-chave correta e o seu conteúdo for considerado relevante, ele será exibido nas primeiras páginas para a pessoa que realizou a busca por aquela palavra-chave.

Mas isso não é tão simples quanto parece, pois é preciso considerar que palavras-chave mais genéricas – geralmente de uma ou duas palavras apenas – são muito disputadas e, dificilmente, você conseguirá ranqueá-las bem no curto prazo. 

Você vai precisar pensar em quais são seus objetivos (venda ou divulgação de marca) e com base nisso definir quais palavras-chave você precisará utilizar e até mesmo a necessidade de investir em link patrocinado, bancando o leilão, enquanto você não consegue posicionamento do seu site no tráfego orgânico. Nós podemos te ajudar e no final deste te mostraremos como.

Fique atento nos tipos de palavras-chaves mais adequadas aos seus objetivos.

 

TIPOS DE PALAVRAS-CHAVE

Head tail Keywords: Em sua maioria, as palavras-chave head tail têm uma ou duas palavras e representam todo um segmento de negócio, podendo ser desmembrada em inúmeros conteúdos. São termos genéricos e por isso o volume de busca é muito grande. Daí a dificuldade de ranqueá-la bem, posto a grande concorrência.

Long tail Keywords: As palavras-chave long tail são expressões ou termos de pesquisa mais específicos – geralmente mais longos. É o tipo de palavra-chave em que o tráfego pode não ser tão grande como nas head tail, mas as conversões são maiores.

Entenda o porquê: Quando uma pessoa está efetivamente procurando um produto, um serviço ou uma resposta para sua dúvida, a priori ela pode até fazer uma busca genérica, mas o resultado é tão abrangente que na maioria das vezes não atende as suas necessidades, então ela tenderá a ser mais específica, afim de não perder tempo e encontrar logo o que efetivamente está procurando.

Vejamos alguns exemplos:

Head tail: vestido; vestido de noiva, espetinhos, livros online, carnes para churrasco, etc. Já imaginou a quantidade de resultados?

Agora imagine que o usuário não quer apenas um vestido ou vestido de noiva ou qualquer livro, então a busca será mais efetiva se ele procurar de forma mais específica como no exemplo a seguir.

Long tail: vestido de noiva rosa em tal localidade, ou vestido de noiva curto em tal lugar, ou vestido de festa longo e vermelho em tal lugar ou livros online sobre o poder da mente, ou livros de um determinado autor, ou onde comprar tal livro em tal localidade. E por aí vai. Com certeza, a possibilidade de o usuário encontrar vários fornecedores expondo exatamente o que procura, logo nas três primeiras páginas, é muito grande.

Essas estratégias são as que mais utilizamos em Nosso Portal para melhor posicionar os nossos clientes.

Você poderá utilizar essas mesmas estratégias para divulgar seus produtos e serviços, mas também, poderá criar uma página para sua empresa dentro do Nosso Portal e deixar esse trabalho por nossa conta.

Você já imaginou o nome da sua empresa aparecendo na primeira página do Google quando alguém procurar por um produto que você vende ou um serviço que você faz?

Nosso compromisso é te ajudar nessa empreitada. Por isso criamos o Nosso Portal. No Nosso Portal você poderá apresentar sua Empresa, seus Produtos e Serviços de forma arrojada, eficaz e a um custo bem acessível, podendo assim concorrer em nível de igualdade com as grandes empresas que já fazem sucesso na Internet.

Desejando anunciar conosco, acesse o link: https://onossoportal.com.br/anuncie e escolha dentre os planos disponíveis a modalidade que melhor atende as suas necessidades, cadastre-se, escolha a forma de pagamento e preencha os campos solicitados, inclusive com a inserção de imagens.

Isso feito, o resto é conosco. Pesquisaremos sobre o seu negócio, desenvolveremos as palavras-chave, ajustaremos as imagens, adequaremos a estética da página ao modelo do plano escolhido, faremos o trabalho de SEO e no prazo de 5 (cinco) dias você já verá sua empresa aparecendo no resultado de buscas do Google para quem procura por seus produtos ou serviços.

Se tiver dúvida ou alguma dificuldade não hesite em nos procurar por e-mail, whatsapp ou telefone. Estamos à disposição para te orientar e sanar suas dúvidas.
Veja nossos contatos no rodapé desta página.

 

Escrito por

Regina Valverde

Formada em Ciências da Computação pelo Makenzie e Direto pela Universidade São Francisco. Diversos cursos de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal. Empresária desde 1987 e fundadora do Nosso Portal. Vivendo e Aprendendo.


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