REGRAS DA NOVA PLACA MERCOSUL

REGRAS DA NOVA PLACA MERCOSUL

Adicionar aos favoritos
11 fevereiro, 2020 Por Ricardo Sudo

Agora é para valer. Desde o dia 31 de janeiro de 2020 o novo modelo de Placas de Identificação Veicular - PIV, que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul, passou a ser exigido em todo o Território Nacional nos seguintes casos:

  • Registro de veículo 0 km.
  • Mudança de categoria do veículo.
  • Em caso de furto, extravio, roubo ou dano na placa (inclusive dano à tarjeta e rompimento do lacre da placa traseira padrão cinza).
  • Mudança de município ou de Estado.
  • Quando o veículo for reprovado em vistoria veicular nos procedimentos de transferência com observações sobre a placa e/ou lacre (exemplo: placa não refletiva)
  • Necessidade de instalação de placa adicional traseira.

A troca da placa cinza para o padrão Mercosul será permitida de maneira voluntária para veículos que não se enquadrem nas situações acima descritas, porém, o interessado deverá ficar atento para a obrigatoriedade de realização de vistoria veicular e para a emissão de novo documento do veículo (CRV) com os respectivos custos de cada procedimento.

Caso não deseje a troca, o proprietário poderá continuar circulando com seu veículo até o sucateamento sem necessidade de substituição para o padrão Mercosul.

 

PROCEDIMENTO

No novo padrão Mercosul não haverá mais o recolhimento das taxas de emplacamento para o Detran.SP. O Detran faz apenas o registro do veículo e a emissão dos documentos.

A partir daí, com o documento em mãos, o proprietário fica responsável por buscar uma estampadora credenciada pelo Detran-SP para emplacar o veículo. O pagamento das placas deve ser feito diretamente para a estampadora escolhida.

 

PREÇO DA NOVA PLACA MERCOSUL.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recomendou o preço das placas Mercosul em no máximo R$ 138,24 para carro, ônibus e caminhão e R$ 114,86 para motocicletas – os mesmos valores que já são cobrados atualmente pelas placas do padrão cinza.

O preço, no entanto, vai poder variar de acordo com a empresa que o motorista contratar para fazer o novo emplacamento.

Para saber tudo sobre o novo modelo de Placas de Identificação Veicular - PIV (padrão Mercosul) clique aqui.

Agora que você já sabe se está ou não obrigado a emplacar seu veículo no novo modelo da PLACA MERCOSUL, conte com a BERRINI VISTORIAS para te auxiliar na vistoria e emplacamento do seu veículo.
 

Veja no quadro abaixo os detalhes da NOVA PLACA e as diferenças por categoria. Imagem creditada ao G1.

Escrito por

Ricardo Sudo

Empresário no ramo automotivo, atuando com vistoria, laudos e emplacamento de veículos desde 2004.


Anuncie