Atuamos em todo território Nacional

Anuncie

Empresas em Agência de Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda

Embora usados como sinônimos, os termos publicidade e propaganda, para alguns autores, não significam rigorosamente a mesma coisa embora sejam semelhantes na sua essência. Para alguns autores, publicidade significa o ato de vulgarizar, de tornar público uma mensagem comercial, enquanto a palavra propaganda, mais abrangente que publicidade, estaria relacionada à mensagem política e religiosa e compreende a ideia de implantar, de incluir uma crença na mente da massa.

Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou uma ideia. A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, "público" em português.

Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.

A publicidade além de estimular a ação de compra, tem o propósito de dar maior identidade a um produto ou à empresa; torna os benefícios e vantagens do produto conhecidos e aumenta a convicção racional ou emocional do consumidor em relação ao produto.

Publicidade é um cartaz, uma imagem, um texto etc., com caráter publicitário.

Uma publicidade chega ao público alvo através de diversos veículos publicitários, que em geral dividem-se em: revistas, jornais, outdoor (cartazes, painéis), rádio, televisão, cinema, Internet, publicidade direta (folhetos, catálogos, cartas, prospectos etc.) e mídia suplementar, que engloba todo o resto.

Propaganda é definida como propagação de princípios e teorias. Deriva do latim “propagare”, por sua vez, deriva de “pangere”, que quer dizer enterrar, mergulhar, plantar. A expressão foi traduzida pelo papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação da Propaganda, com o fim de propagar a fé católica pelo mundo.

No Brasil, as palavras publicidade e propaganda são usadas indistintamente, e para diferenciar os diversos tipos de publicidade, são usadas adjetivações, tais como “publicidade comercial”, “publicidade editorial”, “propaganda política”, “propaganda de utilidade pública” et

Marketing Viral ou publicidade viral, como também é conhecida, são as técnicas de marketing (conjunto de atividades que são exercidas para criar ou levar a mercadoria do produtor ao consumidor final) que exploram as redes sociais pré-existentes para produzir maior divulgação das marcas, com um processo parecido com o de uma epidemia, uma doença. O marketing viral está associado com a velocidade da propagação da informação.

Publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca. Pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e cria logotipos. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: anúncios, comerciais de rádio e TV, ou banners e pop-ups em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, avalia o impacto da propaganda sobre o consumidor. Parte das atribuições do publicitário é exercida por graduados em Marketing.

Agência de Publicidade e Propaganda é a pessoa jurídica (empresa) essencialmente composta por publicitários em seu quadro funcional.

Dentro de uma agência de publicidade os cargos mais comuns que encontramos são: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Finalização, Produção (Produção gráfica e RTVC).

Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos etc.

Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir melhor cobertura e frequência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.

Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação, estudando o mercado atual, a concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente a curto, médio ou longo prazo.

Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos), esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento que saem as ideias para os anúncios.

Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores gráficos e produtoras de áudio e vídeo.

Produção on line: Esse é um novo cargo existente nas agências de publicidade para atender a crescente demanda dos clientes por uma comunicação digital. Embora ainda não formalizado, nem em termos de denominação de cargo nem de funções, o profissional que trabalha nesta área contribui, junto com o planejamento geral, para oferecer maior número de possibilidades de ações on-line adequadas à verba/perfil do cliente, dar apoio à criação no desenvolvimento das peças e acompanhar o trabalho com os fornecedores on-line, desde o orçamento até a entrega, de todas as peças digitais.

Agência de publicidade

Agência de propaganda

Agência de criação e arte

Campanha publicitária

identidade visual

comunicação visual

Comunicação digital

Design gráfico

Design digital

Ilustração publicitária

NOSSO PORTAL - Agência de Marketing Digital - São Paulo - Brasil

em Agência de Publicidade e Propaganda, Marketing Digital e de Conteúdo

O Nosso Portal tem como proposta divulgar produtos e serviços de empreendedores, profissionais liberais e pequenos e médios empresários nos maiores buscadores da Internet, tais como: Google, Bing e Yahoo. Entre em contato e saiba como podemos ajudar.

Av. Braz Leme, 2359
Cj. 106

02022-010

Nova solicitação

Adicionar aos favoritos |Enviar Email

Anuncie