Empresas em Som automotivo

Som para carros

Amplificadores de potência para som automotivo

Auto-falantes para carros

Caixas de som para carros

Tweeters para carros

Players para carros

Player automotivo

Central multimídia para carros

Cd player para carros

DVD player para carros

Controle remoto para som automotivo

Fios e cabos para som automotivo

Acessórios para som automotivo

Instalação de som em carros

Bateria para som automotivo

Componentes de instalação para som automotivo

Crossovers automotivos

Fonte e carregador automotivo

Equalizador de som automotivo

Capacitor para som automotivo

Mixer automotivo

Transmissor de som automotivo

Antena para carros

Tudo começa no player do painel do carro. Existem modelos mais simples: apenas para reproduzir CD, convencionais ou de mp3 que variam de 20 a 200 músicas. A coisa incrementa um pouco mais com os modelos que têm mais recursos como entrada para pen drive ou tecnologia BlueTooth.

Nesse caso você pode até mesmo reproduzir músicas a partir de outros aparelhos como celulares e iPod. O player do som do seu carro pode virar uma central de diversão completa com telas, DVD e muito mais. Puro estilo, né?

Primeiro passo: montando o ambiente para o som!

A primeira etapa é escolher um player corretamente. Ele é a parte mais importante do sistema de som, já que é de onde o som será gerado!

Por isso, é fundamental a escolha de um de boa marca! Ele precisa ter capacidade de expansão, tela bem iluminada, controle remoto, saída RCA dual, botão de pausa, frente descartável e uma voltagem maior para o amplificador, para um som com menos ruído. Ufa!

- FullRange: não é uma boa solução técnica, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de frequência audível (20 Hz a 20KHz) ao mesmo tempo. São confeccionados em papel e com borda rígida com tamanhos de 3" a 6". Também existem aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas frequências.

- Coaxial: composto por dois falantes em uma mesma peça - para graves (woofer) e para agudos (tweeter), tem tamanho que varia de 3" a 6x9" e já com a borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12" e 15", mas ao invés de tweeter temos uma corneta.

- Cornetas: para reprodução de frequências médias a agudas. Ele é composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal.

- Triaxiais e Quadriaixiais: têm três e quatro falantes numa mesma peça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Nesse tipo, cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, otimizando o conjunto (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super-agudos" (agudos próximos a 12KHz)). Seu tamanho varia de 5" a 6x9".

- Subwoofers: falantes específicos para reproduzir sons muito graves abaixo de 120Hz. Seu tamanho varia de 8" a 21". São pesados e por isso é necessário muita potência para fazê-los funcionar, de 100W a 1500W RMS.

- Woofer: muito parecido com o subwoofer, sendo a principal diferença a faixa de frequência trabalhada, em torno de 100Hz a 1KHz. Possui borda rígida e seu tamanho varia de 5" a 18".

- MidBass: especificamente projetada para reproduzir frequência média-grave, em torno de 100Hz a 5KHz. Possui borda de borracha para melhor reprodução das frequências graves, parecido com o Subwoofer. Tamanho entre 5" a 8".

- MidRange: para frequências médias de 200Hz a 5KHz que pertence a praticamente todos os instrumentos musicais. Geralmente de 3" a 4".

- Tweeter: para as frequências agudas de 2kHz a 20kHz. São bem pequenos, entre 0,5" e 3" e confeccionados em diversos tipos de material, como papel alumínio, cristal, derivados do plástico, niobium, neodímio, titânio etc.

É tudo uma questão de potência

Ao escolher os falantes para seu sistema de som fique de olho na potência indicada sem, é claro, se iludir com os números exagerados dos fabricantes, viu?

Eu explico! A potência medida em PMPO (que é a potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo) não é confiável, pois não existe até hoje padrão preciso para essa medida. O valor mais confiável é a potência RMS, a potência real dos falantes. Com esse valor você pode comparar os falantes sem medo.

A potência RMS indica a máxima potência que o falante suporta desde que esteja reproduzindo a faixa de frequência para a qual ele foi fabricado, isto é, a potência que ele suporta ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.

Em todos os casos deve-se procurar um profissional, e quanto mais potentes forem os alto-falantes, maior será a necessidade de um amplificador para administrar a energia usada.

Amplificador e subwoofer é a dupla que dará peso a trilha sonora do seu sistema de som, seja ele automotivo ou doméstico. Para que o som tenha qualidade e nitidez alguns detalhes precisam ser observados como a potência máxima do amplificador.

Ela deve ser sempre menor ou igual à potência máxima do alto-falante. Do contrário, ruídos e distorções tomarão o lugar da boa música. Resumindo: a potência nominal (RMS) do amplificador deve ser menor ou igual à potência nominal (entrada) do alto-falante.

Sabe o que acontece quando você liga um amplificador de potência nominal de 1000 W (RMS) a um alto-falante com potência máxima de 1000 W? Você queimará as bobinas do alto-falante! Portanto, muita atenção para o volume máximo!

Instalação, eis a questão

Mesmo que vá montar o som numa loja especializada, você deve ficar atento a uma figura importante: o montador. Procure por empresas especializadas (nada de "fundo de quintal" ou "amigo do amigo") e, além disso, informe-se com clientes do montador sobre seu trabalho, rapidez e responsabilidade.

- Quem comprar as peças separadas (Subwoofer, MidBass, MidRange e Tweeter), para obter mais "pressão" no som, ou seja, mais potência, vai precisar investir em amplificadores. A instalação nesses casos não é feita diretamente no player. Isso porque cada falante é fabricado para reproduzir certa faixa de frequência. Para isso é preciso utilizar um equipamento chamado "crossover": ele "pega" a música com frequência de 20Hz a 20kHz e a divide em 2 ou 3 canais com faixas de frequências diferentes, uma para cada falante. Esta peça é fundamental para proporcionar melhor definição sonora.

Prestando atenção nesses detalhes, escolhendo equipamentos de fabricantes reconhecidos e profissionais especializados, o som do seu carro tem tudo para te relaxar e divertir durante horas no trânsito!

 

ANDINO’S – Centro Automotivo, Som e Acessórios

em Som automotivo, Centro Automotivo, Auto Peças

ANDINOS - Equipamentos de som, Rodas. Pneus, Iluminação, Alarmes, Travas, Vidros Elétricos, Window Film, Alinhamento e Balanceamento Computadorizados, Freios, Suspensão, Conserto e Reforma de Rodas e demais serviços e acessórios automotivos.

Rua Frei Gaspar, 750 – Centro - São Bernardo do Ca
São Bernardo do Campo 09720-440
Brasil

Adicionar aos favoritos |Enviar Email

JOG SOUND - Som e Acessórios Automotivos | São Bernardo do Campo - SBC

em Som automotivo, Peças e Acessórios para Motocicletas e Motoqueiros, Auto Peças

Fundada em 2002, a Jog Sound é uma loja de acessórios automotivos para quem busca qualidade e preço justo! Venha conferir nossos produtos! Nossa equipe é altamente preparada para atender-lhe. Personalizamos seu veículo

Rua Frei Gaspar, 697
Centro, São Bernardo do Campo, São Paulo, Centro de São Bernardo do Campo 09720-440
Brasil

Adicionar aos favoritos |Enviar Email

SANTANA'S SOM - Som e Acessórios Automotivos | São Bernardo do Campo - SBC

em Som automotivo, Peças e Acessórios para Motocicletas e Motoqueiros, Auto Peças

Ha mais de 25 anos no mercado, a SANTANA'S SOM vem fazendo sucesso com seus clientes, oferecendo o melhor em qualidade, atendimento e preço justo. É uma loja especializada em Som para Carro, instalação de Insulfilm, engates, alarmes, leds, central mu

Av. Capitão Casa, nº 1409
Bairro dos Casa, São Bernardo do Campo, São Paulo, São Bernardo do Campo 09812-000
Brasil

Adicionar aos favoritos |Enviar Email

CORINGA - Som e Acessórios Automotivos

em Som automotivo, Auto Peças

A Coringa Som e Acessórios é uma loja especializada em som automotivo. Nosso trabalho é pautado na qualidade dos serviços de instalação e na seleção dos produtos oferecidos.

Av. Engenheiro Caetano Álvares, 1367
02521-005
Brasil

Adicionar aos favoritos |Enviar Email

Anuncie